Um ensaio sobre aceitação...



Eae pessoas...
Vamos falar sobre autoestima? Aceitação?
Pois é... demorei pra chegar onde estou, mas é uma coisa na qual venho trabalhando.
Eu nunca soube lidar com elogios. Nunca. Quando eu era mais nova, se alguém falava que eu estava bonita eu já abaixava a cabeça com vergonha e talvez isso tenha contribuído para minha baixa autoestima. O tempo passou, eu casei, engordei um pouquinho, engravidei, engordei mais um tantão, bebê nasceu, eu voltei a trabalhar e engordei mais um pouco. Cada vez que eu tinha que me desfazer de uma peça de roupa que não servia mais, era uma pedra em cima do caixão da minha autoestima... isso ligado ao fato das pessoas criticando meu ganho de peso e dizendo que eu ERA tão bonita quando estava magra, ou simplesmente "você precisa emagrecer, cuidar da sua aparência. Está ficando feia". Aqui vai um recado para os especialistas em opinião: se não for agregar coisas boas, não fale. Que bem você está fazendo à uma pessoa com este tipo de crítica?
Era extremamente desanimador se arrumar para o trabalho, se olhar no espelho e não ver nada que gostasse. Chegou a um ponto em que eu simplesmente deixei pra lá, não me esforçava mais para ficar bonita, para me sentir bonita, pra mim. Eram muito raros os dias em que me sentia bem comigo mesma.
Então, eis que surge um anjo de luz procurando modelos para fotografar. Como eu e o anjo, vulgo Ana, somos amigas de longa data perguntei na brincadeira se ela estava aceitando modelos plus size. E não é que ela aceitou! Muitos encontros e desencontros depois, chegou o dia. Confesso que fiquei extremamente tensa... não sabia como agir, não sabia se a roupa, o cabelo ou a maquiagem estavam boas o suficiente pra mascarar meus medos de me ver como eu me sentia: feia, gorda, pálida...
Conforme fomos conversando durante o ensaio eu fui me soltando, rindo, retrucando, sugerindo... mas sem expectativa de que eu ficasse bonita nas fotos, esperando que o cenário contribuísse. Que fique claro que nunca duvidei que as fotos ficassem bonitas, pois a Ana é extremamente competente e tinha certeza que iria capturar momentos felizes e espontâneos, mas não consegui me imaginar sendo o foco das fotos.
Eis que estou lá de boas quando ela me manda a primeira foto no whatsapp... SENHOR!!! QUEM É ESSA PESSOA? Sou eu mesma?! Foi um choque de realidade ver quem eu realmente era, ver como as pessoas me viam e entender como eu deveria me ver. Eu me senti BELA, pela primeira vez em muito tempo. Quando vi as outras fotos eu quase chorei, sério. Sentia orgulho de mim, de ser como sou, mesmo gordinha, com as marcas do que já vivi, eu me sentia BEM!

É realmente um choque muito grande se aceitar como realmente é. A gente se acostuma a ver o pior em nós mesmos, a pensar sempre negativo, a vestir uma roupa e fazer comparações exageradamente ruins. É complicado se amar, quando a sociedade, a mídia, o mundo diz que você não está de acordo com o padrão, com o que é certo. E daí? Quem disse que pra ser bela eu tenho que ter 50cm de cintura e 1,80m? Quem pode me dizer que não estou bonita? Que não SOU bonita? Aceite-se e se veja como realmente é. Pra mim foi um desafio, um choque, mas hoje estou bem comigo mesma.
A beleza está nos olhos de quem vê.
Não vou dizer que me sinto uma Gisele ou que vou fazer o próximo catálogo plus size da Caedu... mas aprendi que tenho a minha "muiteza" e me aceito da forma que sou. Se um dia eu mudar, vai ser porque EU quis e não porque alguém disse pra fazer.

Se gostou, curta e compartilhe. Marque aquele amigo ou amiga que está precisando de um choque de realidade.

Veja o ensaio completo em: http://www.anasantosfotografia.com.br/
e conheça o trabalho da minha amiga Ana.

T+ 😘😘
S.C.M.(dois beijos porque hoje eu estou de bem com a vida)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog