Vai cuidar ou vai deixar largado?


Eaê galeritha! tudo bão?

Hoje o wikipedia não me ajudou a escolher um tema pra debulhar minhas idéias e experiências então vou tirar da caixola mesmo. La vai...
Quem cuida do seu filho(a) na igreja*?
Recentemente percebi que algumas mães levam os filhos na igreja* pra deixar a Deus dará. *Estou dando o exemplo da igreja pois é do meu convívio, mas pode ser em qualquer lugar (casamento, banco, casa de algum amigo ou conhecido, supermercado, etc)
Pois bem... tento levar minha princesinha comigo na igreja sempre que possível, mas as vezes sei que não conseguirei cuidar dela o tempo todo e nessas horas conto com a ajuda: do maridão, dos meus pais (quando não levo) e da minha tia que senta alguns bancos a minha frente, onde eu posso olhar minha filha e corrigir se necessário. No entanto, notei que algumas mães deixam as crianças livres leves e soltas, correndo pelos corredores, tomando brinquedos das que estão quietas, gritando, fazendo bagunça, etc.
Sei que segurar uma criança por uma hora e meia, quieta feito estátua e sentadinha num banco é quase impossível, mas se meu filho(a) está do meu lado eu consigo orientá-lo e corrigi-lo sobre o que pode ou não pode fazer. Se minha filha quer brincar com algum amiguinha na igreja, tudo bem, mas brinque ao meu lado, ou ao lado da mãe da amiguinha. Assim podemos controlar o volume da conversa e da brincadeira de maneira que não atrapalhe quem está ao redor.
Eu também quero prestar atenção no culto, também quero poder orar e conversar com Deus, e também tenho minha filha pra cuidar, então por favor, segure seu filho(a) com você. Não deixe pros outros cuidarem. Leve algo pra distrair sua criança sem que atrapalhe os outros (tipo papel e caneta, um brinquedo pequeno que não faça barulho). E o mais importante: ensinem suas crianças a se portar e respeitar o lugar onde estão, seja na igreja, na casa de algum amigo, no banco ou qualquer outro lugar.

"Ahhh mas eu tenho duzentos filhos e se ficar cuidando de todos não consigo prestar atenção no culto... "

Peça ajuda! Mas não deixe os anjinhos correndo e gritando na igreja. 
Algumas mães podem ficar ofendidas com algo que eu tenha dito, portanto, aqui estão minhas considerações finais (leia até o final antes de reclamar):
- aos que presidem (o culto*): criança não é estátua e vai se mexer, sentar, subir, abaixar, rodar, falar, brincar... é isso que elas fazem. Tenha paciência.
- aos pais: ajude sua esposa, revesem na hora de cuidar. Mas é pra tentar MESMO! Não é no primeiro choro que já devolve. Faça o favor de distrair sua cria. Nós mães também queremos participar.
- as mães: é possível, acredite! Dá sim pra olhar sua benção e participar do lugar que você está, sem larga-la por aí esperando que alguém vá cuidar. Se sua criança quiser ir com outra pessoa, certifique-se de manter contato visual e observar o que ela está fazendo. E por favor, se estiver chorando demaaaaais, a ponto de tampar a voz de alguém que esteja falando no microfone, tente ir ao banheiro, acalme a criança, se acalme e depois retorne.
- as mães com bebês: que fique bem claro que falo sobre crianças que já entendem onde estão, sabem o que é falar baixo e falar alto, e o que é sim e não. Bebês estão em desenvolvimento, estão se descobrindo e explorando e entendo perfeitamente que não possamos controlar, nem devemos. Apenas cuide dele, ok?!

Lembre-se, esta é a MINHA opinião. Se a sua for contrária, você é livre pra se expressar, aqui nos comentário ou em qualquer lugar. Seja feliz!

T+😘
S.C.M

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um ensaio sobre aceitação...