Dia do Trabalho Doméstico

A arte Jedi do serviço de casa


Bom, aqui vai! Meu (primeiro) segundo post.
Tenho tanta coisa pra compartilhar, tantos assuntos pra abordar que nem sei por onde começar.
Peraí, que dia é hoje?? 22 de julho - Dia do trabalho doméstico. Tão tá... vamos começar por aí.
Eu nunca fui muito dona de casa, sabe? Desde pequena meus pais trabalhavam o dia todo fora e eu passava meu dias e tardes atormentando meu irmão mas novo (posso ou não fazer isso até hoje) e a babá que minha mãe sempre optou por chamar de sócia-secretária.
Eu comecei a ajudar no trabalho de casa com uns 13 anos, quando já era grandinha o suficiente pra ficar sozinha em casa com meu irmão... e vamos combinar... foi terrível.
Era um brigando com o outro pra ver quem ia fazer o que, altas chantagem e negociações por troca de atribuições, sempre terminava faltando uns 2 minutos pra minha mãe chegar. Ela não era do tipo que castigava ou batia se a gente não fizesse, mas fomos educados a cumprir com nossas obrigações (e o sermão verbal da mamis também era uma tortura pros meu ouvidos adolescentes). Pouco passou até que eu conseguisse meu primeiro emprego (se é que dá pra chamar assim) e me livrar dessa tortura...mas isso é assunto pra outro post.
E foi com 15 (quase 16) anos que conheci o meu príncipe!! (pois é...precoce, muito criança, vai deixar namorar??) Meus pais aceitaram nosso namoro depois de algumas semanas quando viram que era um "moço direito".
Mas o X da questão está em quando conheci minha sogra.. uma das primeiras coisas que ela perguntou é se eu sabia fazer serviço de casa e cozinhar... e agora??!! o que eu respondo? Eu disse a verdade! Que estava aprendendo. (Destaque pra saída de mestre) Pronto! Foi a deixa pra ela me dar uma aula de alguma tarefa domestica toda vez que eu ia na casa dela. As vezes me chamava do nada pra me ensinar a passar as camisas do filho dela COM GELO!! Mas agradeço, de coração sogrita, sei que a intenção era boa e aprendi muita coisa.
Quando começamos a falar de casamento eu já deixei muito claro que não era dona de casa, que cresci vendo meus pais trabalharem e que preferia ganhar bastante dinheiro e pagar alguém pra me ajudar no serviço de casa, ou seja, casou comigo bem ciente de que eu não sabia fazer muita coisa.
"Nooossa.... mas teve tanto tempo pra aprender antes de casar.... vai me dizer que foi daquelas que não sabia nem fazer arroz??? Affff..."
Pois é, se você teve uma mãe como a minha sabe que na hora de ensinar, depois dos dois primeiros erros ela prefere fazer ela mesma, então ficava meio difícil de aprender algumas coisas. Por sorte quando eu casei o Sr. Google já era popular e juntando forças com a vizinha da frente (minha mãe) meu treinamento JEDI de dona de casa foi concluído com sucesso. Demorou alguns meses até o arroz passar de massa de reboco sem sal pra arroz de casa de mãe, mas Deus colocou um anjo pra ser meu marido e ele nunca reclamou. Nota de agradecimento aos ensinamentos da minha sogra: o anjo cozinha bem melhor que eu.
Vale lembrar que minha sogra educou os filhos homens para fazer o serviço de casa também... coisa que eu acho super certo!! Dividir as tarefas em casa, independente do sexo. Meu irmão não fazia muita coisa, mas ajudava. E se um dia eu tiver um filhO vai ajudar nas obrigações de casa sim sinhora
Meu marido me ajuda até hoje. Quando os dois tem compromissos fora de casa (trabalho/estudo) as tarefas são divididíssimas, mas como atualmente eu fico em casa a maior parte do tempo, a maior parte do trabalho fica comigo. Eu não reclamo, mas de fim de semana pelo menos uma rodada de louça na pia é dele. 
E diferente da minha mãe eu coloco minha filhinha pra ajudar em algumas tarefas desde pequena. Confesso que as vezes eu prefiro terminar o trabalho por ela... mãe é mãe e a paciência é uma virtude pra poucos. 
E.. deste post ficam algumas lições:
1 -  não sou dessas que toma o feminismo de forma errada dizendo que mulher não pode ser dona de casa. Eu acredito na igualdade! Se eu aprendi, você homem pode aprender também. E saber cuidar de uma casa nunca me impediu de alcançar nada. Mães! Ensinem esses guris a arte do trabalho doméstico.
2 - não seja dessas bitoladas com serviço de casa achando que nunca acaba e que não pode ter um pouco de lazer e descanso enquanto a casa não estives impecável. Desencana!!! A gente morre e a louça continua na pia, o chão vai continuar sujando e a cama vai bagunçar todos os dias. Então... que espere o serviço!! Vai ler um livro quando der vontade, não deixe de sair por causa do serviço, ele vai estar no mesmo lugar quando você voltar. 
3 - ensine seu marido sobre a lição número 2. Ele tem direito a lazer? Você também! Então faça ele facilitar algumas coisas pra você. Para ele: exija menos de sua esposa, trabalho de casa é cansativo (e nem estou falando dos filhos). Então dá aquela força pra ela sempre que puder, seja fazendo o jantar, lavando uma louça ou ajudando a estender a roupa no varal. Afinal, 15 minutos de serviço não vai fazer seu braço cair.
4 - amiga!! a gente tem a vida inteira pra aprender... se a sogra pegar no pé, apresenta o google e o youtube pra ela, ou surpreenda ela com alguma coisa que você sabe e ela não (tipo algum truque pra tirar mancha do tapete), acredite em mim, você vai ganhar o respeito dela, rs. E quando sua mãe (ou pai) for te ensinar alguma coisa, aprenda!! Quando o tempo passar essas pequenas coisinhas que você aprendeu serão deliciosas lembranças e algo que você poderá ensinar aos seus filhos.

Bom meu povo... por hoje é só. Comentem, compartilhem, contem suas experiências, vou adorar ler. Ah... deixe alguma sugestão para os próximos posts... aqui a gente fala de tudo!!
T+ 😘
S.C.M.

Comentários

  1. Se curta mais, viva cada dia como se fosse o último e tire um tempo só pra vc fazer o que te faz muito feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um ensaio sobre aceitação...